A avaliação da qualidade das instituições escolares pode realizar-se tanto numa vertente interna como numa vertente externa. A avaliação interna é a que realiza a própria comunidade docente (conselho pedagógico, equipa directiva e professores), com a finalidade de obter informação sobre o funcionamento e os resultados da sua escola. Pelo contrário, a avaliação externa é a que é efectuada por uma agência ou instituição externa à escola. O modelo que se propõe enfatiza a avaliação interna, devido ao papel fundamental que desempenham os membros de qualquer comunidade escolar na avaliação e melhoria dos resultados da sua instituição. Por seu lado, a administração deve, paralelamente, desenvolver processos de avaliação externos para que cada escola tenha um padrão objectivo com o qual possa comparar a informação obtida na sua avaliação interna.
A conceptualização de qualquer processo de avaliação das escolas supõe que nos coloquemos um conjunto de perguntas, tais como:
que avaliar? para quê avaliar? com que critérios avaliar? quem deve realizar a avaliação? Deste modo, tomando como referência estas questões, poderíamos propor as seguintes fases como padrão para avaliar a qualidade das escolas:
a) Formular os objectivos e delimitar os critérios da avaliação.
b) Escolher o modelo teórico de referência para realizar a avaliação.
c) Definir os aspectos a avaliar.
d) Relacionar os indicadores a utilizar.
e) Estabelecer os procedimentos de avaliação e determinar as propostas de melhoria dos resultados.
(1) Com a expressão valor acrescentado referimo-nos aos fluxos de educação recebidos por um estudante num momento determinado do processo de formação em relação aos seus conhecimentos iniciais em tal fase.»Díaz, Amparo S.(2003), Avaliação da Qualidade das Escolas, ASA Editores
Em vez de tanta gente a falar da qualidade, ou falta dela, da Escola Pública, melhor seria que se fizesse uma avaliação séria do sistema público de ensino, deixando de fazer a apologia da privatização e do mercado educativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário