2007-08-28

Preparando o regresso


Este verão deixa poucas saudades.
O tempo de praia andou de férias, o Sol esqueceu-se de brilhar de forma continua e persistente deixando-se esconder muitas vezes pelas nuvens e pelo vento, a água do mar não esteve tão tentadora e apetitosa como noutros anos... ou talvez seja esta tendência para acharmos que noutros anos é que era bom!

Enfim, o que interessa agora é que vem aí novo ano (este é outro dos 'privilégios' dos profissionais do ensino, vulgo professores: terem um Ano Novo em Janeiro, como qualquer outro mortal e terem mais um Novo Ano a cada Setembro, no regresso às aulas).
Mas como dizia, vem aí novo ano e o recomeço de um ciclo que virá por a nú muitas das insuficiências das políticas educativas, que esquecem que não se governa por decreto e que o voluntarismo dos dirigentes só pode dar fruto quando não é rejeitado pelos dirigidos.

Para a semana começaremos a ver de que forma se alteram as relações de trabalho nas escolas, entre os novos 'titulares' e a plebe, bem como veremos em que medida a autonomia decretada se consegue compatibilizar com uma autonomia que ainda não está construída e que tem enormes dificuldades em encontrar actores que queiram tornar-se protagonistas dessa construção.

Sem comentários:

Num mundo em que tudo parece decidido,
ainda há espaço
para o exercício de um pensamento cidadão